quarta-feira, 5 de junho de 2013


PLANO  DE  AULA  
SITUAÇÃO  DE  APRENDIZAGEM . ELABORADO PELO GRUPO 2

PROFESSORA – AGUIDA DARIA

TEXTO – AVESTRUZ  (MÁRIO PRATA)

NESTA APRENDIZAGEM SERÃO TRABALHADAS AS SEGUINTES CAPACIDADES  DE  LEITURA: CAPACIDADES DE COMPREENSÃO; ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ANTECIPAÇÃO,CHECAGEM DE HIPÓTESES, LOCALIZAÇÃO E COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES.

PÚBLICO ALVO 

OITAVO E NONO ANO

TEMPO  PREVISTO  

6 AULAS

JUSTIFICATIVA

NESTE TEXTO PRETENDE-SE TRABALHAR A CRÔNICA  EM  SEUS  ASPECTOS   IRÔNICOS E HUMORÍSTICOS. LEVAR O ALUNO A SABER QUE A PALAVRA CRÔNICA É DERIVADA DO LATIM E DO GREGO  KHRONOS   (TEMPO) , E  SIGNIFICADO PRINCIPAL QUE  ACOMPANHA  ESSE TIPO DE TEXTO É EXATAMENTE O CONCEITO DE TEMPO. A QUANTIDADE DE PERSONAGENS É REDUZIDA PODENDO INCLUSIVE  NÃO  HAVER  PERSONAGENS.  É A NARRAÇÃO DE UM FATO COTIDIANO DAS  PESSOAS. ESSE  FATO  É  INCREMENTADO COM UM TOM DE IRONIA  E BOM HUMOR, FAZENDO COM QUE AS PESSOAS VEJAM COM OUTRA ÓTICA AQUILO QUE PARECE ÓBVIO DEMAIS PARA SER OBSERVADO.  REFORÇAR AO ALUNO QUE A CRÔNICA CONTA COM UM FATO COMUM DO DIA  A  DIA, RELATANDO O COTIDIANO DA VIDA REAL DAS PESSOAS, ENQUANTO O CONTO E A FÁBULA CONTAM FATOS INUSITADOS OU ATÉ FANTÁSTICOS . OU  SEJA , DISTANTES DA REALIDADE .

OBJETIVOS

O OBJETIVO É FAZER COM  QUE  O EDUCANDO SEJA CAPAZ DE  DESENVOLVER  CAPACIDADES  DE IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO .

HABILIDADES 

DESENVOLVER O HÁBITO DE  LEITURA; TORNAR O ALUNO CAPAZ DE  IDENTIFICAR GÊNERO EM QUESTÃO; INCENTIVAR  A DISCUSSÃO EM GRUPO DE FORMA CRÍTICA E RESPEITOSA .

ESTRATÉGIAS  

1º -  DIVIDIR A CLASSE EM GRUPOS;

2º- DEPOIS O PROFESSOR FAZ UMA SONDAGEM INICIAL, CONVERSA COM OS ALUNOS E  DESCOBRE  O QUE ELES SABEM , ANTES DE LER O TEXTO:
-VOCÊS  TÊM  ANIMAL  DE ESTIMAÇÃO? QUE  ANIMAL?  JÁ VIRAM UM  AVESTRUZ?  COMO SERIA TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO EM  CASA? QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UM  AVESTRUZ?  ETC.

3º- LEITURA DO TEXTO  PAUSADAMENTE, ABRINDO ESPAÇOS PARA PRODUÇÃO DE  INFERÊNCIAS, VINDAS DOS ALUNOS, OU SEJA, DEIXAR QUE ELES COMPLETEM O TEXTO COM INFORMAÇÕES QUE NÃO ESTÃO EXPLÍCITAS NELE.

4º- USO DE CD ,  MÚSICA “AVESTRUZ “ (DÉ DI PAULA E  ZÉ HENRIQUE ) , FILMES , COMO POR EXEMPLO: “OS PINGUINS DO PAPAI,”, “BETHOVEN” ETC. FAZER   COMPARAÇÃO DAS INFORMAÇÕES REFERENTES ÀS CARACTERÍSTICAS DO AVESTRUZ COM AS INFORMAÇÕES DA LETRA DA MÚSICA E DOS FILMES. O  PROFESSOR PODERÁ USAR A LOUSA COMO PAINEL E ANOTAR AS  CONCLUSÕES DOS ALUNOS A CERCA DAS COMPARAÇÕES QUE  FIZEREM.

5º - PESQUISAS  NA  SALA  DE  INFORMÁTICA.

AVALIAÇÃO – OBSERVAÇÃO CONSTANTE NOS INTERESSES E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS  PELO  ASSUNTO ABORDADO (PESQUISAS, INTERAÇÃO ENTRE OS GRUPOS  E OUTRAS )

PRODUÇÃO DE  TEXTO : ELABORAÇÃO DE UM TEXTO, INDIVIDUAL OU EM GRUPO,  QUE  POR  MEIO DE UM DETERMINADO ACONTECIMENTO MARCANTE EM SUAS VIDAS, ALGO QUE FEZ OU FAZ PARTE DE SUAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, CRIEM UMA CRÔNICA.  NA ESCOLHA DAQUELE QUE SE DESTACAR MAIS, GANHARÁ UM LIVRO DE CRÔNICAS. EIS UMA ATITUDE QUE PODERÁ MOTIVÁ-LOS RUMO A CRIAÇÃO DE TEXTOS CADA VEZ MAIS APERFEIÇOADOS.

ENTENDIMENTO DO TEXTO COM TÓPICOS PARA DISCUSSÃO :

A CRÔNICA NARRA DE FORMA ARTÍSTICA E PESSOAL FATOS DO  COTIDIANO, GERALMENTE COLHIDOS NO NOTICIÁRIO JORNALÍSTICO. QUE FATOS ESTÃO ENFATIZADAS NESTA CRÔNICA? A CRÔNICA GERALMENTE É UM TEXTO CURTO E LEVE , ESCRITO COM O OBJETIVO DE DIVIDIR  O LEITOR E OU LEVÁ-LO A REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE  VIDA E O COMPORTAMENTO HUMANO.  COMO ESSES DOIS OBJETIVOS ESTÃO PRESENTES NA  CRÔNICA  ESCOLHIDA? O  NARRADOR  DA CRÔNICA PODE SER DO TIPO OBSERVADOR OU PERSONAGEM. COMO É O  NARRADOR DA CRÔNICA ANALISADA ? A CRÔNICA EMPREGA GERALMENTE A VARIEDADE PADRÃO INFORMAL EM LINGUAGEM CURTA E DIRETA, PRÓXIMA DO LEITOR.  ANALISE A LINGUAGEM  EMPREGADA  NA CRÔNICA. VOCÊ ACHA NORMAL O PEDIDO DO MENINO? NA SUA OPINIÃO VOCÊ  SABE O POR QUE O GAROTO DESISTIU  DE TER O AVESTRUZ  E SE  INTERESSOU EM GAIVOTAS E URUBUS?  O   SEU  PEDIDO FORA  ATENDIDO? O  QUE  DÁ  O TOM DE HUMOR  AO TEXTO?

7º-  POSSIBILIDADES DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR (CIÊNCIAS E  ARTES )

 - PRODUÇÃO DE CRIAÇÃO DE  JURI  (TEATRO).

9º- APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO CRIATIVO.

************************************************************************



PLANO DE AULA
        
PROFESSORA - AGUIDA DARIA

CONTEXTO: Diálogo entre as disciplinas

Projetos de interdisciplinaridade  

Desafiam professores a atuar em parceria para proporcionar aos alunos aprendizagens mais  amplas e conectadas com a realidade. Esta parceria é possível. É necessária a interação entre as  disciplinas aparentemente distintas,pois isto possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo,que deve ser valorizado cada vez mais no processo de ensino aprendizagem. Na qual resulta superar a fragmentação entre disciplinas proporcionando dialogo entre elas. 

INTRODUÇÃO- Trabalhando o folclore

Texto: Um tesouro fantástico

Este projeto foi elaborado para os alunos da sétima e oitava séries,nas disciplinas de Português (professora Agda Daria); História e  artes.

CONCLUSÃO - O  professor abandona o individualismo para assumir uma atitude de diálogo .Os colegas tornam-se parceiros em atividades coletivas, compartilhando responsabilidades . A partir daí, percebe-se possibilidades de conexão que sozinhos tem dificuldades.Houve muita curiosidade e disponibilidade para aprender. Quando saímos do senso comum, abrimos a porta para um aprendizado efetivo,global.

FINALIDADE DE TRABALHAR ESTE TEXTO- Cada região do Brasil guarda uma variedade enorme de histórias. Neste conto, o autor apresenta algumas dessas crenças, e questiona se elas permanecem vivas na imaginação popular.  Os mitos, lendas e contos fazem parte do inconsciente coletivo e  continuam nos dias de hoje a estimular a imaginação do adulto e crianças.  O texto,assim,abre uma porta para o mundo do folclore.

OBJETIVOS- Conhecer causos da  cultura  popular e seus personagens principais; contar histórias para os alunos da classe; reescrever uma das narrações contadas ou lidas.

PROCEDIMENTOS- Leia o conto ou convide  um ou mais jovens a fazê-lo;   Estimule-os a expor suas impressões e o que entenderam.  Lance alguns questionamentos:Quem já ouviu falar dos personagens citados, o que o autor diz  desse mito,etc.  Após o  embalo  da discussão peça para que falem alguns relatos tradicionais e deixar que eles usem também o lado artístico nos desenhos e teatros. 

AVALIAÇÃO - ENTENDIMENTO DO TEXTO,GRAMÁTICA PRODUÇÃO DE TEXTO , TEATRO, DESENHOS. OS RESULTADOS FORAM  POSITIVOS,DESPERTANDO INCLUSIVE O INTERESSE DOS ALUNOS  PARA  OS PRÓXIMOS PROJETOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário