quarta-feira, 5 de junho de 2013




PLANO DE AULA

ANA CAROLINA LEAL FLUD

6º ANO/ 3º BIMESTRE

DURAÇÃO: 3 AULAS

PAUSA- MOACYR SICLIAR

TEMA O USO DO GÊNERO CRÔNICA

OBJETIVO GERAL- IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO NARRATIVO OBJETIVOS ESPECÍFICOS- O QUE É UMA CRÔNICA

- QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS

- EM QUE CONTEXTOS A CRÔNICA CIRCULA E QUAL É O PERFIL DE SEUS LEITORES

- COMO É A LINGUAGEM UTILIZADA NA SUA ELABORAÇÃO

JUSTIFICATIVA - MOSTRAR AOS APRENDENTES O VALOR SEMÂNTICO DE UMA CRÔNICA E SUAS CARACTERÍSTICAS

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1- PERGUNTAR O QUE É UMA CRÔNICA

- APRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO

2- DISTRIBUIÇÃO DE TRECHOS DE VÁRIAS CRÔNICAS (DIVIDIR A CLASSE EM GRUPOS), FAZER A LEITURA DE CADA CRÔNICA POR GRUPO

- COMENTAR O QUE ELES TEM DE SEMELHANTES

- ELENCAR NA LOUSA O QUE CADA GRUPO FALOU SOBRE CADA TRECHO EXPOSTO

- ABRIR UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DO QUE FOI  FALADO (MOSTRAR JORNAIS COM ALGUMAS CRÔNICAS)

3- FINALIZAR COM A CONSTRUÇÃO DE UMA CRÔNICA E AVALIAÇÃO DA MESMA

RECURSOS

- LOUSA E GIZ

- JORNAIS

- XEROX DE TRECHOS DE VÁRIAS CRÔNICAS DISTRIBUÍDAS EM GRUPOS

- CÓPIA DA CRÔNICA "PAUSA" PARA TODOS OS ALUNOS

- FOLHAS DE ALMAÇO

AVALIAÇÃO

A PARTIR DO TEMA "PAUSA" SOLICITA A PRODUÇÃO DE UMA CRÔNICA

Um comentário: